Cymande no Brasil?

cymande

O DJ e agitador Tim Adams postou e a fonte é bem confiável: a banda britânica Cymande tem dois shows agendados no Brasil nos dias 6 e 7 de abril pelo Nublu Jazz Festival — em São Paulo (Sesc Pompeia) e em São José (Sesc São José)!

Com três discos absurdos lançados nos anos 70 (“Cymande”, de 1972; “Second Time Round”, de 1973; e “Promissed Heights”, de 1974) e outro recente de 2015 (“A Simple Act of Faith), o combo formado em Londres reúne em sua formação original quatro integrantes jamaicanos, outros quatro da Guiana e um da ilha de São Vicente. Todos eles se mudaram para a Inglaterra entre 1958 e 1970. O encontro resulta em uma mistura inspirada de elementos de soul, jazz e das raízes rítmicas dos países onde os músicos nasceram. Em seu primeiro álbum, o texto do encarte apresenta o som como “Nyah-Rock”; já a mídia especializada batizou de “Afro-Rock”, rótulo que englobava também bandas do período com referências semelhantes, como Mandrill e Osibisa.

Nomenclaturas à parte, o legado deixado pelo Cymande nos anos 70 chamou atenção do hip hop alguns anos mais tarde e suas músicas foram sampleadas por artistas como Fugees, Wu-Tang Clan, MC Solaar e EPMD. Talvez uma das bases mais manjadas seja a da música “Bra”, de seu primeiro disco, usada pelo De La Soul em “Change In Speak”.

A atual formação da banda, que voltou a se reunir em 2014, traz seis integrantes originais: Patrick Patterson (guitarra e vocais), Steve Scipio (baixo e vocais), Sam Kelly (bateria), Mike Rose (sax, flauta e percussão), Pablo Gonsales (percussão e vocais) e Derek Gibb (sax). O site do Sesc por enquanto não confirma a informação. A programação do festival traria ainda o saxofonista norte-americano Kamasi Washington. Aguardemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *